KNM Estudos e Pesquisas

NOTÍCIAS

Vazamento de gás de cozinha provoca explosão que destrói casa, atinge imóveis, igreja, bar e deixa idoso ferido em SP

Casal de idosos morava na residência. Explosão foi provocada por vazamento de botijão de gás de cozinha.Por Erika Rios, g1 Santos

O vazamento de gás de cozinha provocou uma explosão e destruiu completamente uma casa, neste sábado (16), em Cubatão (SP). Um idoso de 78 anos, que morava no local, ficou ferido e está internado. O impacto foi tão forte que atingiu outras sete casas, uma igreja e um bar. Vídeos obtidos pelo g1 mostram a situação dentro e fora da residência após a explosão (veja o vídeo acima).

Um casal de idosos morava na casa, localizada na Avenida Principal, no bairro Vila Esperança, próxima à Unidade Básica de Saúde (UBS) Morro do Índio. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados por vizinhos do local por volta das 7h45.

A Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) informou ao g1 que o acidente foi causado por conta de um vazamento de gás de cozinha. "Quando um morador acendeu uma das bocas do fogão, aconteceu a explosão. Oito casas foram atingidas, uma igreja e um bar", afirmou a Defesa Civil, por meio de nota. O local também foi vistoriado pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o morador de 78 anos teve queimaduras de segundo grau. Ele foi atendido no Pronto Socorro Central e está internado no Hospital Municipal de Cubatão.

Um vizinho fez um vídeo mostrando o que restou da casa (veja as imagens no início da reportagem). "Olha onde veio parar a mesa, os entulhos, olha as cadeiras. Tá vendo? A explosão que teve. Olha a casa, lá em cima. Afetou tudo. Olha a mesa, olha quanto entulho em cima da mesa", fala ele, no vídeo, onde é possível ver que as paredes e telhas da moradia foram parar no chão.

Outro morador do bairro gravou imagens no segundo andar da casa. Ele mostra as paredes destruídas e conta que foi possível sentir o tremor nas residências próximas ao local da explosão (veja o vídeo acima).

"É um perigo que a gente tem dentro de casa. Olha a situação que ficou. Eu moro a cerca de 200 metros. Meu telhado foi abalado também. A força da explosão, pessoal. Casa toda destruída e, por volta de 100 metros, toda as casas foram abaladas. Botijão de gás não é brincadeira", alerta ele.